2ª LEGISLATURA

1952 - 1955

Número de cadeiras caiu para a segunda legislatura

As eleições municipais de 1951, para escolha do prefeito e vereadores à gestão 1952/1956, trouxe uma mudança significativa em relação à primeira. O número de cadeiras na Câmara caiu 5,5%, passando de 15 para 11, o que tornou a disputa ainda mais acirrada. Para o Executivo, a novidade foi a criação da figura do vice-prefeito, cuja eleição passou a ser conjunta com a de prefeito. E dois vereadores da primeira legislatura deixaram a Câmara para assumir a Prefeitura: Lamartine Albuquerque Passarella (prefeito) e Florêncio Pereira (vice), que assim entraram para a históriacomo os primeiros políticos a iniciar carreira na Câmara e chegar à chefia do Poder Executivo.

Em relação ao pleito anterior, foram reeleitos quatro, do total de treze vereadores, já que dois disputaram a Prefeitura. Voltaram a ter assento na Câmara Francisco Brilha, Leonor de Oliveira, Iracy Rolim e Tadafume Harada. As outras sete cadeiras ficaram com novos nomes, alguns iniciantes na política: Francisco Feliciano Ferreira da Silva Filho, Cândido Bueno de Moraes, João Pereira Prado, Juventil de Almeida Cardoso, Octávio Azeredo, Rubens Boni e Salvino da Fonseca. Ainda nessa legislatura, o presidente eleito do Poder Legislativo tinha mandato de quatro anos.

Embora fosse novidade para a população, a Câmara começava a dar importante contribuição para a

coletividade e os primeiros passos como poder independente, porém sempre em consonância com a administração municipal. A partir da gestão 1952/1955 Mairiporã começava a conhecer políticos que fizeram carreira na história da cidade e vivenciava as primeiras divisões, com a criação de novos partidos e a divergência de opiniões.

Texto produzido por Wagner Azevedo

PRESIDENTE:
Francisco Brilha

VICE-PRESIDENTE:
Leonor de Oliveira

1º SECRETÁRIO:
Francisco Feliciano Ferreira da Silva Filho

PREFEITO:
Bento de Oliveira Nascimento

VICE-PREFEITO:
Florêncio Pereira

Presidente da Legislatura

TODOS OS VEREADORES ELEITOS

Cândido Bueno de Moraes, Iracy Rolim, João Pereira Prado, Juventil de Almeida Cardoso, Octávio Azeredo, Rubens Boni, Salvino da Fonseca, Tadafumi Harada

Pular para o conteúdo