1ª LEGISLATURA

1948 - 1951

PRIMEIRA LEGISLATURA - 1948/1951 - 15 cadeiras

No longínquo ano de 1948 Mairiporã conseguia finalmente sua emancipa­ção, e passou a ter a obrigação de escolher prefeito e vereadores para administrá-la. E foi assim que a popula­ção foi às urnas pela primeira vez, dan­do início ao processo democrático que vigora até hoje. Da primeira posse já se passaram 65 anos de dois poderes que se completam: Executivo e Legislativo. Ao todo, são dezesseis legislaturas em que a vontade do povo foi soberana.

Se a posse foi em janeiro de 1948, a eleição se deu no início de novembro de 1947, precisamente no dia 11 do mesmo mês as primeiras autoridades foram diplomadas no Palácio da Justi­ça, em São Paulo.

Cidadãos e cidadãs deram sua contribuição ao longo dos anos para que a cidade crescesse e solucionasse os problemas que iam aparecendo. A primeira composição da Câmara con­tou com 15 vereadores e durante os quatro anos de mandato foi presidida por apenas um vereador. A escolha de dois presidentes (um a cada biênio) só surgiu em meados de 1956.

As quinze primeiras cadeiras foram ocupadas apenas por homens, já que o ingresso da mulher na política local demorou pelo menos duas décadas.

Famílias tradicionais de Mairiporã lançaram candidatos e os poucos segmentos da sociedade da época praticamente conseguiram eleger representantes. Alguns deram prosse­guimento em suas carreiras políticas, outros desistiram e alguns chegaram a ocupar a chefia do Executivo em mandatos seguintes.

Com poucos recursos e muito por fazer, a Câmara auxiliava no que po­dia o primeiro prefeito eleito (Bento Oliveira Nascimento) e essa união foi fundamental para a consolidação do município e na luta pela busca de dinheiro na esfera estadual.

A curiosidade é que a primeira com­posição da Câmara começou quando a cidade ainda se chamava Juqueri. A mudança de nome veio apenas um ano depois, em 1949, já no segundo ano de governo municipal.

Ao longo das próximas semanas este jornal vai contar a história da Câmara, de todos aqueles que por ela passaram e algumas curiosidades que marcaram a política mairiporanense e, em especial, a legislativa, em 65 anos de existência.

Texto produzido por Wagner Azevedo

PRESIDENTE:
Lamartine Albuquerque Passarella

VICE-PRESIDENTE:
NÃO EXISTIA NA ÉPOCA

1º SECRETÁRIO:
Francisco Brilha

2º SECRETÁRIO:
Iracy Rolim

PREFEITO:
Bento de Oliveira Nascimento

Presidente da Legislatura

TODOS OS VEREADORES ELEITOS

Antônio D’Agostino, Antônio Carlos de Almeida, Belarmino Pereira de Carvalho, Benedito José de Almeida Prado, Benedito Silvino dos Santos Filho, Durvalino Almeida Cardoso, Eloy Antônio da Silva, Florêncio Pereira, Leonor de Oliveira, Orlando Fagundes, Salvino da Fonseca, Tadafumi Harada

Pular para o conteúdo