Legislatura passou a ter dois presidentes

A escolha dos vereadores para formar a terceira legislatura da história da cidade foi das mais concorridas, pois a disputa voltou a ter 15 cadeiras. Os partidos já se mostravam estruturados, assim como posicionamentos distintos, entre os que se consideravam ‘situação’ e ‘oposição’. Dois vereadores já se destacavam, pois foram eleitos para um terceiro mandato de forma consecutiva: Iraci Rolim e Tadafumi Harada.

A novidade ficou por conta da eleição de dois presidentes por legislatura, ao invés de apenas um, como nas duas composições anteriores. Dessa forma, José da Silveira Pinheiro (1956) e Rubens Cardoso César (1957 a 1959), ocuparam a principal cadeira da Casa de Leis. Nomes novos também mereceram a confiança do eleitor, e muitos acabaram por fazer carreira política e se inscreveram definitivamente na história política da cidade.

Outro fato marcante foi o retorno à Câmara de Lamartine Albuquerque Passarella, depois de ter sido prefeito. Naquele tempo não havia impedimentos como existem hoje na lei eleitoral. Nos registros históricos não constam os motivos do período de apenas um ano para a presidência de José da Silveira Pinheiro, e três de seu sucessor. Vereador na primeira legislatura e vice-prefeito na segunda, Florêncio Pereira conquistava o cargo de chefe do Executivo, o único a ocupar os três postos mais importantes da estrutura administrativa de Mairiporã.

PRESIDENTES:
José da Silveira Pinheiro (1956)
Rubens Cardoso César (1957 a 1959)

VICE-PRESIDENTE:
Raphael Brilha

1º SECRETÁRIOS:
Rubens Cardoso César (1956)
Jorge Abraão Judar (1957 a 1959)

Florêncio Pereira

VICE-PREFEITO: